Agora que o ano está acabando, várias listas de melhores filmes da década estão eclodindo vertiginosamente. E como me deu um pouquinho de inveja, também vou criar a minha lista com os (10 +). E vcs também podem dar um pitaco escolhendo os seus e comentando os meus preferidos :)
Amores brutos (Amores perros / 2000 de Alejandro González-Iñárritu) - Drama
Na primeira parte da "trilogia independente" deste diretor mexicano assistimos três estórias envolventes e paralelas que se cruzam e que possuem algo muito mais profundo em comum do que simplesmente a relação dos donos com seus cães. É o desespero humano em suas várias faces.
Sexo, drogas, rock 'n' roll ... e a inocência de um garoto acompanhando uma turnê em plenos anos 70.
No melhor desenho animado da década, a estória cativante de uma garotinha tentando salvar seus pais de um feitiço é programa para adulto ver. Como pano de fundo temos vários personagens mágicos e a alma de um Japão buscando a sua identidade.
Um filme onírico tentando se entender. Quase uma sessão de psicanálise.
Personagens trocando de identidade (ou procurando uma) até acertar. Assim não somos nós?
Drama/Ação
Uma história do nascimento da violência urbana brasileira.
Melhor filme brasileiro de todos os tempos. Lembro-me como hoje de quando saí do cinema ao assistí-lo: com as pernas bambas e uma vontade tremenda de ver novamente. É cinema ágil, inovador e de referência.
Este é o primeiro filme sobre a sangrenta "trilogia da vingança" deste diretor coreano. É bem verdade que o mais famoso e premiado é o segundo (Old Boy), mas este também é charmoso e tem um roteiro bem menos embaraçoso e mais verossímil do que os outros dois. Mas não se engane pois a trama aqui também é complexa. E nunca se esqueça: vingança é um prato servido frio.
Brilho eterno de uma mente sem lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind / 2004 de Michel Gondry)
Drama/Romance
Porque há coisas que nunca serão esquecidas.
Suspense
O que é fantasia e o que é real? Tudo se confunde nesse "conto de fadas" horripilante.
Drama
Ambição e uma história de sangue da América.
Comédia romântica dramática
Definitivamente este é um filme diferente daquelas porcarias de comédias românticas americanas que estamos acostumados a ver. Isso porque é uma história que poderia ter acontecido comigo, com você ou com qualquer mero mortal, ou seja, não soa tão inacreditavelmente abobalhada como as outras do gênero. E por ter um ar de filme independente é que soa tão charmosa. Todos nós já tivemos alguma vez um estória de amor fracassada, logo a identificação imediata. Veja como é o processo de chegar ao fundo do poço e tentar se reerguer. Não espere aqui um final tão feliz mas sim esperançoso. A trilha sonora é FANTÁSTICA!