segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Resenha: A origem (Inception 2010/USA by Christopher Nolan)

  


   Antes de qualquer avaliação mais profunda ou crítica mais ferrenha. Uma palavra só:  Incrível. Cinemão de primeira. Não acho que vale muito a pena debater conceitos de psicanálise para querer entender o filme em suas raízes. Posso afirmar sem medo e com muita segurança que foi um dos melhores filmes comerciais que eu já vi nos últimos anos.
    Vou detalhar a coversa que minha amiga Thayna captou na fila do banheiro após a sessão e que resume o espírito do filme: Duas velhinhas conversando sobre qualquer coisa e ela escutou o seguinte:

Velhinha 1: Poxa nem consegui tirar um cochilo!
Velhinha 2: É... também esse filme era só explosão e não acabava nunca. Toda hora que eu achava que ia acabar vinha uma explosão.
Velhinha 1: (concordou, e se volta para uma mocinha a sua frente e faz a seguinte pergunta) Você estava nesse filme, a origem? (a garota respode que não)
Velhinha 2: É impressionante como um ator tão bom está em um filme tão ruim.
Velhinha 1: É mesmo. Esse menino é tão bom.

   É bem isso (tirando a parte de que o filme é tão ruim). O roteiro não tão simples e as cenas agéis podem não agradar a uma parte do público.
   Em resumo: Agente treinado para entrar nos sonhos das pessoas para arrancar informações sigilosas que estão confinadas em seus subconscientes tem uma missão diferente: ao invés de extrair uma informação ele deve "plantar" uma idéia em um dos seus alvos.
   Atenção para as tomadas de cena e as reconstruções imaginárias dos sonhos e o próprio processo de construção de um sonho dentro de outro sonho. As referências ao filme Matrix são óbvias, com cenas de lutas e ação tão marcantes quanto. As imagens e os efeitos são estarrecedores e vão desde a demolição de prédios inteiros passando pela ressaca do mar em câmera lenta, até a impressionante cena de uma cadeira caindo numa banheira. É como sonhar acordado!

Nota (0-10): aboli esse critério. Arte é arte. É qualitativo e não quantitativo! :)

6 comentários:

  1. Seu comentário sobre o filme me deixou mais confiante, pois temia que seria mais um desses filmes com traillers impactantes e decepcionantes ao serem assistidos. Vou assistir urgente!
    Ja viu "Meu malvado favorito"?, quando assistir quero a crítica! A propósito, gostei da sua nova maneira de avaliação...arte é arte, não da p/ quantificar!
    Bjooo

    ResponderExcluir
  2. Fala Roque!
    Vou baixar e quando assistir "Meu malvado favorito" posto algo aqui.
    E aí já assistiu ao filme? (a origem) depois escreva aqui dizendo o que achou!
    Bjosss

    ResponderExcluir
  3. É Imprecionante a trama o envolvimento, nada tão previsível e realidades dentro de realidades. Muito bom

    ResponderExcluir
  4. Meu malvado favorito, assisti ao lado do meu filho, piadas que só nós, um pouquinho maiores entendemos(exemplo disto é o nome do banco onde o vilão frequenta), meu filho me olha porque estou sorrindo. Divertido ver um malvado com silhueta de senhor incrível, e aquele monte de amarelinhos que as vezes forçam a barra para parecerem engraçados. Cinema é Cinema pura diversão.

    ResponderExcluir
  5. Oi Beta e Warley!
    Até baixei uma versão de "meu malvado favorito" mas estava muito ruim. Aí me recusei a ver. Acho que o jeito será assistir no cinema mesmo. Em breve escrevo algo.

    Abços

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir