Cheguei a uma conclusão. Não irei postar somente sobre filmes (como ingenuamente pensava no início). Também comentarei sobre músicas, livros e... notícias! Só as interessantes ou que me chamaram a atenção é claro! Esta semana, ao assistir o jornal da Globo, lá pela madrugada, uma matéria me chamou atenção imediata. Um tal negócio chamado "capital erótico". Não é nada relacionado a pornografia, muito menos a prostituição.
um breve resumo da matéria disponibilizado na página da Globo e o link para a matéria, abaixo:
Terça-feira, 30/03/2010
Catherine Hakim, da London School Of Economics, criou o conceito do capital erótico, que tem como exemplos Barack Obama e Angelina Jolie. No Brasil, muita gente concorda que isso ajuda na carreira.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1239567-7823CAPITAL+EROTICO+PODE+GARANTIR+MAIS+SUCESSO+NA+VIDA,00.html
Agora um trecho mais explicativo retirado da uol
SÃO PAULO – Michelle e Barack Obama têm isso. Carla Bruni e David Beckham também. Você sabe o que é o capital erótico e qual a sua importância para o mercado de trabalho?
Uma pesquisa realizada na London School of Economics and Political Science, por Catherine Hakim, revelou que este capital é uma commodity implícita, porém poderosa, que conta tanto quanto as qualificações educacionais no mercado de trabalho, no meio político, das artes e na mídia.
“Beleza e 'sex appeal' se tornaram questões pessoais mais importantes nas sociedades modernas e liberais”, afirmou a autora do estudo.
O capital
Ela definiu o capital erótico como a atratividade física e social que faz de homens e mulheres companhias encantadoras e atrativas a todos os membros da sociedade.
“Pessoas que possuem uma média alta de capital erótico são mais persuasivas e notadas como honestas e competentes. Eles acham mais fácil fazer amigos, conseguir emprego, casar e tendem a ganhar 15% mais do que a média”, disse Catherine.
O estudo foi publicado na European Sociological Review e concluiu que o erótico é o quarto capital que as pessoas devem ter, assim como o econômico, cultural e social.
......
Foto: Stock Photos, Divulgação
Os seis componentes
:: Beleza: conceito variável no tempo e cultura, mas sempre valorizado. A ideia atual destacaa fotogenia, o que leva a valorização de homens e mulheres de olhos grandes, lábios carnudos e pele bronzeada.
:: Atratividade sexual: tem a ver com um corpo sexy, o estilo e a personalidade. Ou seja, a beleza pode ser percebida numa foto, mas o jeito como a pessoa fala e se move, não.
:: Atratividade social: é uma mistura de graça, charme e outros dotes sociais, como a habilidade para deixar o outro à vontade, feliz e com vontade de conhecer você, possivelmente, desejando você também.
:: Vivacidade: aqui também trata-se de um mix de condicionamento físico, energia social e bom humor.
:: Apresentação: o modo como você se veste, usa maquiagem, o estilo do cabelo e acessórios é o que dá a uma pessoa uma boa apresentação.
:: Sexualidade: a categoria é ampla e inclui competência sexual, energia, imaginação erótica, entre outras. Não tem relação com libido e se define em particular.
:: Fertilidade: segundo a autora, a característica só vale para mulheres e em certas culturas que enxergam dotes especiais nas mães de crianças saudáveis e bonitas.
Retirado do site
http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/donna/19,206,2855277,As-caracteristicas-que-compoem-o-chamado-capital-erotico-de-uma-pessoa.html
.....
Até que enfim alguém enxergou a existência deste fator! Afinal me desculpem, mas beleza é fundamental, sim! E simpatia, bom humor, vitalidade e sensualidade também! Até porque, quem nunca se deparou com aquela pessoa linda de morrer e no conteúdo e desenvoltura ficaram devendo ... e muito!